quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Transfusão Hemácias/Doação de sangue

Boa tarde amigos!

Fiquei quatro dias sumida, tentando passar esses 4 dias bem, mas meu sangue estava muito "ralo" como dizem as pessoas, estava difícil fazer qualquer coisa, andar no supermercado, tomar banho, lavar a louça e etc, coisinhas bobas, você acha que vai melhorar e acaba não melhorando. Fiz o exame de sangue no sábado dia 13. As taxas estavam horríveis no sangue, por isso o mal estar que não ia embora, o formigamento, os quase desmaios, as pernas bambas e o coração na boca! As hemácias (carregam o oxigênio no sangue) estavam em 1.98 milhões quando o mínimo seria 4,0 milhões, os leucócitos (imunidade) estavam em 0,9 mil quando o mínimo seria 4,0 mil e as plaquetas (coagulação do sangue) estavam em 17 mil quando o mínimo seria 150 mil! Meu cunhado me disse que com 10 mil de plaquetas você pode sangrar ao escovar os dentes! Sentiu o drama?

E por causa disso tudo, na segunda, após o PET-Scan  que fiz (para verificar se existe algum foco da doença), eu liguei para o meu doctor e ele me disse que seria necessário a transfusão de hemácias. As hemácias demoram em média 120 dias para se recuperarem (segundo o meu cunhado que é médico), as plaquetas demoram uns 3 dias e por isso recebi somente hemácias na transfusão, é esperado que as plaquetas subam, mas como o meu corpo está com o remédio, acho que as minhas plaquetas vão demorar mais um pouco, e a pedido do meu doctor, vou fazer outro exame na quinta para verificar. Enquanto isso, fico quietinha em casa pois com as plaquetas desse jeito, não é wise se expor a perigos (acidentes de carro e etc.). Tomei 7 Granulokines para a imunidade mas parece que não mudou nada. Será que a minha medula está mais preguiçosa agora? Que medo.... Enfim, meu doctor pediu para eu tomar mais 7. E assim a barriga já começa a ficar dolorida por causa dessas injeções. Elas doem se forem aplicadas muito rapidamente.

Mas voltando a transfusão. Fique com um nó na garganta quando ele falou que precisaria de transfusão. Tudo que é novo, nos causa medo! E na minha situação, eu não quero mais surpresas, mais idas a hospitais, mais procedimentos, estou na reta final caramba, agora só tenho que internar, receber quimioterapia cavalar (o qual já estou preparada), passar alguns dias no hospital e depois disso, estarei FREE! Mas a minha vontade de melhorar (pois a coisa tava ficando preta) era tão grande que eu pensei: Dane-se, preciso demais dessas hemácias, se elas vão me fazer sentir melhor, por favor, give them to me! Já estou na chuva mesmo, então vou me molhar! rsrsr Fui super bem atendida no Hospital Samaritano em Botafogo, subi ao quinto andar onde fica o banco de sangue e a uma enfermeira já veio ao meu encontro, me sentou numa poltrona super confortável e já foi colocando o garrote para colher sangue e já me deixar puncionada. Eu não estava querendo agulhas (especialmente as maiores), mas a vontade de melhorar era maior e ela fez com tanta delicadeza que doeu menos do que tirar sangue. Depois disso ela conectou soro e veio com a bolsa de sangue. Olhei para aquela bolsa admirada, quem será que cedeu seu tempo para doar sangue? Que maravilha saber que alguém estava me dando aquele sangue tão valioso. Senti literalmente nas veias a vida, assim que chegou na metade da bolsa, eu já não conseguia sentir e nem ouvir o meu coração (sim, a situação estava nesse ponto, ouvia os batimentos através do meu ouvido esquerdo!).

Fico maravilhada com algumas pessoas. Doação, meu Deus, obrigada à essas pessoas! SÓ AGORA VEJO O QUÃO PRECIOSO É DOAR VIDA, DOAR SANGUE, DOAR MEDULA ÓSSEA.

Quero dizer também que estou centrada na cura. Vou com tudo para aquele hospital, sei mais ou menos o que vai acontecer, mas quando acontecer, sei que ficarei triste e chorarei, mas sei também que após os 5 dias de quimioterapia eu vou começar a melhorar, aos poucos, dia após dia, e chegarei ao fim do tratamento.

É isso aí amigos! Força, fé e garra, essa é a nova Christiane!


9 comentários:

  1. Força Cris! Vc está todos os dias em minhas orações, vc já é uma vencedora! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Karla! To na força, to bem de cabeça e é isso que importa!!! Bjinhos indo diretamente para a Turquia

      Excluir
  2. Christiane,

    Eu sempre pensei em doar sangue, quase ia, quase ia e nunca fui. Hoje, sei que não posso ser mais doadora, mas me sinto na obrigação de estimular os que estão ao meu redor a serem doadores.
    Não precisei de transfusão até o momento, mas acompanho histórias como a sua e vejo como é importante o gesto do doador de sangue. É um ato de amor com o próximo.

    Tudo de bom!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cíntia, estou com você e não abro, nunca achei que isso fosse ajudar alguém, achava que algumas pessoas já faziam e ninguém ia precisar de mim. Foi mágico saber que aquele sangue era de outra pessoa. Sem palavras! bjinhos

      Excluir
  3. Ah, e achei tão lindo a maneira que você falou da doação que citei você no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Lindo o teu post, parece que vc está falando comigo de tão intenso! Fica com Deus, estou sempre rezando por ti!

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris,

    Recentemente esperimentei a sensação de poder doar.
    Acho que meu sangue foi aceito, pois não entraram em contato comigo para maiores exames.
    A sensação de estar do outro lado é magnífica.
    Aqui eu falo um pouquinho da doação (http://sarinha-ramos.blogspot.com.br/search/label/Doe%20Sangue)
    Quando estava doando, durante +/- 8 minutos eu saí de mim, passei por um caninho e fui direto para uma vida nova. É claro que não é bem assim, mas é essa a sensação.
    Estou ansiosa pela próxima doação. Acho que já em dezembro estou liberada.
    E insentivo todos ao meu redor a doar.
    Parece que diante da causa eu me fortaleci, pois sempre passei mal num simples exame e para doar senti nadinha.
    Espero que se recupere e se precisar saiba que tem gente como eu prontinha a te ajudar.

    ResponderExcluir
  6. É mágico né Sara?! Eu gostaria de ter tido esse entendimento antes de ficar doente, de saber da importância de doar, mas não tinha. Eu também tenho incentivado todos ao meu redor a doar, mas às vezes o horário ou o local para doação dificultam muito. Enfim, obrigada pela msg no blog! E como está sua mãe? Bjinhos

    ResponderExcluir